Notícias Da Educação

Últimas Notícias Da Educação No Brasil

Este é esta seção das últimas notícias da educação fizemos um trabalho especial, com o fim de 2019 e a chegada de 2020, elaboramos um compilado das principais notícias da educação do ano de 2019. Mas, também destacamos o que foi notícia no mês dezembro.

Para que você possa aproveitar ao máximo sua leitura, separamos em:

  • Últimas notícias da educação em 2019;
  • Últimas notícias da educação em dezembro;
  • O que vem em 2020 na educação;
  • Balanço sobre a educação em 2019.

Vamos à leitura que aqui vamos ter muito a debater e pensar sobre a educação no Brasil!

Dica: Faça sua graduação na FMU. Conheça agora os cursos.

Últimas Notícias Da Educação Em 2019

Foi notícia em 2019 na educação no Brasil:

  • A mensagem do então Ministro da Educação dizendo para as escolas tocarem o hino usando o lema da campanha do atual presidente;
  • A constante troca de ministros no Ministério da Educação;
  • A diminuição dos recursos para os cursos de pós-graduação;
  • A crise da educação nas universidades brasileiras;
  • As universidades do Rio de Janeiro e o atraso de pagamentos dos professores e outros trabalhadores;
  • A avaliação da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento), que avaliou a educação brasileira como de baixa qualidade.

A crise no Ministério da Educação foi o que mais ficou em destaque nas últimas notícias sobre educação, a troca constante de ministros e outros eventos desta crise, você pode conferir aqui em uma entrevista concedida pelo atual Ministro de Educação ao repórter Paulo Saldanha da Folha de São Paulo.

Mas o ano não foi só de notícias ruins, também foram notícias sobre educação:

O Que Vem Em 2020 Na Educação

Vários analistas da educação no Brasil não esperam um ano muito positivo para a educação, no meu ponto de vista pode ser que não tenhamos um ano tão ruim como estas previsões.

Porque apesar dos cortes e bloqueios realizados pelo governo federal em 2019, houve pressão dos grupos envolvidos e parte destes recursos já foram liberados, obviamente que o quadro está em aberto e pode ser um ano difícil, mas não acredito que seja pior que 2019.

Últimas Notícias Da Educação Em Dezembro

As últimas notícias do ano que tiveram mais repercussão foram a avaliação das universidades brasileiras pelo MEC (Ministério da Educação) através do ENAD, o resultado da avaliação PISA sobre a educação no Brasil e a proposta de aumento do percentual direcionado para a educação no orçamento de 2020.

A avaliação através do ENAD mostrou que a diferença entre o ensino nas universidades públicas e privadas ampliou ainda mais quando falamos de qualidade e grande parte das instituições privadas têm rendimento médio com pouquíssimas tendo nota máxima na formação de profissionais.  Sobre esta notícia preparamos um texto exclusivo que você pode acessar através deste link.

Notícias Da Educação

Outra notícia que não foi nada positiva é a do resultado da avaliação PISA, realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento) que analisou a educação em diferentes níveis em 79 países que são integrantes da Organização ou parceiros, como o Brasil, por exemplo.

Em nenhuma das áreas do saber avaliados temos mais de 50% dos estudantes com rendimento médio ou alto, segundo a conclusão do relatório, os brasileiros tem dificuldade para compreender o que lê, de fazer cálculos simples e raciocínio lógico, tudo é avaliado com alunos respondendo questões de acordo com seu nível de educação.

Além disto, na avaliação são feitas perguntas a agentes escolares e famílias para entender como se dá o processo educativo em cada um dos países.

Balanço Sobre A Educação Em 2019

O ano não foi dos melhores para a educação, mas isto é o que vem acontecendo há muitos anos, não poderíamos chegar a estes resultados com as políticas para a educação de somente um ano.

O que podemos dizer é que o ano foi mais confuso que outros com alguns retrocessos anunciados e depois não efetivados pelo Ministério de Educação principalmente por pressão popular.

Nas universidades os recursos vêm a cada ano mais sendo diminuídos e é a parte da educação que mais vem pagando pela crise brasileira, no último ano principalmente a área de pesquisas foi afetada com cortes nas bolsas para pós-graduação.

Mas, também tivemos notícias boas nas universidades, na avaliação do ENAD, por exemplo, que comentamos, as universidades federais alcançaram um ótimo resultado, o que falta é ampliação do número de vagas.

Notícias Da Educação

E, por fim, a última notícia da educação, foi a melhor, no dia 17 de dezembro, o Congresso aprovou o incremento de 1,5% do PIB para investimento na educação, como disse anteriormente, isto deve possibilitar um 2020 melhor para a educação e para a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *